As fintechs crescem e ocupam um importante espaço em todo o mundo e no Brasil a situação não é diferente.
Essas empresas que combinam soluções financeiras e tecnológicas são excelentes opções para pessoas e negócios que necessitam de serviços envolvendo:
- processos financeiros,
- bancários,
- investimentos,
- créditos,
- seguros, etc.
De acordo com o relatório da Fincatch, o Brasil fechou o ano de 2024 com 2.048 empresa atuando nesse segmento, portanto, um crescimento de 11,06% quando comparado ao ano anterior.
Esse número demonstra o quanto as fintechs são importantes para o país e já fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas físicas e jurídicas em todos os estados da federação.
Neste post, apresentaremos os desafios regulatórios dessas empresas e como elas podem garantir conformidade com o Banco Central. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Por que fintechs precisam atender às exigências do Banco Central
As fintechs estão regulamentadas no Brasil desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) através das resoluções 4.656 e 4.657.
Para poderem operar, essas empresas precisam obter a autorização do Banco Central (BC), que desenvolve periodicamente análises a respeito, averiguando:
- informações sobre os proprietários,
- comprovação da origem da empresa,
- movimentação financeira,
- capacidade econômica-financeira,
- natureza e objetivos do empreendimento.
As fintechs, portanto, precisam seguir normas específicas do BC, como é o caso do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF).
O COSIF tem por objetivo possibilitar uma avaliação criteriosa a respeito da saúde financeira do empreendimento, trata-se, portanto, do estabelecimento de regras contábeis padronizadas que precisam ser enviadas pelas empresas desse setor ao Banco Central.
A partir dessa prática, o BC passa a acompanhar, analisar, avaliar o desempenho e controlar as instituições integrantes desse sistema, uma condição que impacta a operação e a credibilidade das empresas.
Desafios das fintechs para cumprir as normas regulatórias
Diante dessa obrigatoriedade, existem desafios a serem vencidos pelas fintechs para que consigam cumprir as normas regulatórias com qualidade e dentro do padrão estabelecido.
Os principais desafios envolvem:
- complexidade das regulamentações do COSIF ,
- necessidade de transparência contábil,
- riscos de erros no envio de informações ao BC,
- desconhecimento de novas regulamentação emergentes para o setor.
A implementação do COSIF requer cuidado e atenção. A experiência de uma empresa com conhecimento especializado nessa área pode prevenir penalidades devido a não conformidades, que podem gerar grandes transtornos e comprometer a credibilidade da operação.
Como a tecnologia pode facilitar o compliance das fintechs?
A tecnologia, um assunto prioritário das fintechs, precisa estar presente no atendimento das informações do COSIF, portanto, a utilização de uma plataforma especializada, como o e-Cosif, colabora de maneira efetiva para o atendimento a essa exigência legal.
Essa plataforma integrada garante que sua empresa estará automatizando o envio de informações ao Banco Central:
- reduzindo os erros contábeis,
- prevenindo riscos,
- garantindo maior segurança no cumprimento das normas regulatórias.
O e-Cosif possibilita uma avaliação histórica dos dados da sua empresa, podendo-se prever antecipadamente eventuais riscos para o negócio.
Um checklist de todos os dados é realizado através da plataforma, visando a verificação de compliance aos órgãos competentes.
Ocorre a remessa das informações ao Banco Central e à Receita Federal, de acordo com os padrões exigidos e com a confirmação que o envio foi feito e aceito.
Portanto, para que uma empresa de tecnologia consiga competir no mercado financeiro, é crucial que ela compreenda os detalhes do e-Cosif, a principal plataforma brasileira para auxiliar as fintechs a se manterem em conformidade com as normas regulatórias.
Entre em contato para conhecer detalhes ou para solicitar esclarecimentos a respeito da solução. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas!